início :: links :: enviar e-mail :: SITE NÃO OFICIAL :: NA INTERNET DESDE 1999

Artesanato, beleza natural, bairrismo, pacatez e uma saudável valorização das suas riquezas etnográficas tornam Pardilhó uma das mais belas localidades da Ria de Aveiro.

a freguesia

apresentação

história

geografia

turismo

artesanato

cozinha

associações

ensino

agenda

serviços

Artesanato

A freguesia de Pardilhó é o principal centro de produção de artesanato do concelho de Estarreja e, portanto, um ponto de incontornavel referência nesta matéria, tanto a nível regional como nacional. Por isso mesmo é local de romagem obrigatória para muitos interessados pelo artesanato e origem de inúmeros objectos vendidos pelo país fora.

Aqui são feitas mantas e tapetes de trapos famosos em toda a região, obra de mulheres que nos tempos livres se dedicam a esta actividade em teares tradicionais. As rodilhas, algibeiras para as peixeiras guardarem o dinheiro, vassouras, esteiras de junco e galrichos para a pesca das enguias são também referências do artesanato pardilhoense.

O Barco Moliceiro é ainda aqui construído. Terra de grandes construtores navais, historicamente presentes em quase todos os estaleiros do país e espalhados pelo mundo inteiro,  Pardilhó havia de ser também o derradeiro local onde se construísse o Moliceiro, o maior ex-libris da região de Aveiro. Há aqui quem construa miniaturas de barcos da ria e outros objectos.

Dada a necessidade de preservar estas tradições, pensa-se já na criação de uma cooperativa de artesanato e um museu. A Santa Casa da Misericórdia de Estarreja promove mesmo um curso de tecelagem actualmente.

 

  :: início ::

Online desde Fevereiro de 1999. E-mail: pardilho@mail.pt. © M. P.