início :: links :: enviar e-mail :: SITE NÃO OFICIAL :: NA INTERNET DESDE 1999

Artesanato, beleza natural, bairrismo, pacatez e uma saudável valorização das suas riquezas etnográficas tornam Pardilhó uma das mais belas localidades da Ria de Aveiro.

a freguesia

apresentação

história

geografia

turismo

artesanato

cozinha

associações

ensino

agenda

serviços

Ensino

A escola Básica Integrada de Pardilhó funciona desde o ano lectivo de 1995/96 e a instabilidade o quadro de docentes, no 2.º e 3.º ciclos, é um dos seus principais problemas, além das desigualdades sociais entre alunos, sendo de realçar que metade destes usufrui de subsídio escolar do escalão A.

A principal particularidade deste estabelecimento de ensino é o abranger crianças desde o Jardim de Infância até ao 9.º Ano de escolaridade. É também importante ter em conta que, ao contrário da tendência do concelho de Estarreja, distrito de Aveiro e, em geral, todo o país, a população escolar de Pardilhó não tem vindo a diminuir.

Os 652 alunos encontram-se divididos da seguinte forma: 75 no pré-escolar, 271 no 1.º ciclo, 119 no 2.º ciclo e 187 no 3.º ciclo.

Existem nesta escola 6 educadoras - duas das quais exercem funções de apoio educativo -, 20 professoras do 1.º ciclo - duas das quais exercem funções de apoio educativo -, 21 professores do 2.º ciclo e 28 do 3.º ciclo.

Outro aspecto a ter em conta é o facto de existir, desde o ano lectivo de 1998/99, uma turma do «9.º Ano + 1» (auxiliares de educação de infância). Embora no mesmo ano estivessem igualmente abertas candidaturas para uma turma de «9.º Ano + 1» na vertente de Construção Naval, não houve alunos suficientes para a formar. No primeiro caso (auxiliares de educação de infância), porém, houve candidatas mais do que suficientes ainda antes do final do período de candidaturas.

Além de tudo isto a Escola Básica Integrada de Pardilhó possui 6 funcionários administrativos e 16 auxiliares de acção educativa.

Tem, finalmente, uma associação de pais e encarregados de educação.


O Centro Paroquial de Assistência também colabora no ensino com Creche e Jardim de Infância.

 

  :: início ::

Online desde Fevereiro de 1999. E-mail: pardilho@mail.pt. © M. P.